quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Cauliflower - Couve FLOR



Prettier said than eaten... Nunca morri de amores por couve flor. Mas adoro o nome: couve FLOR!

Hoje quis o destino que uma couvinha inteirinha branquinha redondinha caisse no caldeirão do João Ratão. Fiz uma sopa... daqui. "João Ratão", porque tenho andado com uma fome voraz! Mas agora já percebi que é devido a não comer o suficiente, a trabalhar sem parar...! O tempo voa e estou sempre esganada!! Que maçada! Depois apercebo-me que já passaram 4 horas desde que comi...
SOPA "EM FLOR":
Base -
Couve flor média + 1 courgette + 1 cebola + 4 cenouras + sal grosso iodado.
Tudo partido... catrapum, panela, água.

Flutuantes -
À parte cozi os "verdes da couve flor"
Vantagens: excuso de cozer a mais a base... e de esperar mais tempo
Notas: Usar muito, muito, muito pouca água; depois junto tudo para a base; não deite fora essa água!

A Couve Flor vinha com "imensas pernas verdes" e a amorosa Sra. da mercearia disse-me que eram boas para comer, tipo couve portuguesa... Arrisquei e ganhei: são mesmo saborosas e, ignorante, sempre as deitei fora!


Hoje estive em Lisboa a fazer uma apresentação sobre "Alimentação Saudável em Restaurantes", e algures na zona Av. Berna/Elias Garcia encontrei uma frutaria/mercearia maravilhosa, com imensa fruta variada e pequenina, requeijão de Seia, broas pequeninas, etc., com um atendimento à antiga -- sorridente e atento! OBRIGADA Xô D. Maria pelos seus "conselhos vegetais"! Mais uma prova de que SEGUIR SUGESTÕES é uma boa ideia!
A sopa com Couve FLOR na base fica super aveludada, cremosa... :)
Bom Apetite!
Madalena
p.s. Eu chamava uma avó minha de "Avó FLOR", de FLORinda.