quinta-feira, 17 de maio de 2012

Massa de Milho com Salmão Grelhado Desfiado, Cogumelos, Tomatinhos e Pimentos picados

Esta é uma travessa feita hoje de manhã para o jantar... como tenho consultas até mesmo às 8 pm e tenho cá umas amigas a jantar, assim é menos correria.
Aproveitando o calor, fiz um prato que se pode comer frio, ou, quem quiser, pode comer quente porque facilmente se aquece sem danos para a comida.
Por causa deste eventual aquecimento, decidi usar salmão para grelhar versus o fumado, pois se aquecer salmão fumado ele muda de figura - literalmente! e perde a graça toda.
Sendo fã dos tomatinhos cereja de agricultura biológica, comprei os últimos, 500 g, que foram todos usados para este prato que mais parece uma salada! Exactamente como eu gosto. E é essa precisamente a mensagem final deste BLOG: comer mais de origem vegeral do que animal, e com qualidade.
Comprei também, bio, crème fraiche (natas frescas), para quem quiser colocar uma porção-zita por cima da massa, para um toque mais festivo porque é de facto um ingrediente para se usar esporadicamente (e são também hoje os anos duma das minhas amigas). Ainda não as provei... depois conto como ficou.
Como o salmão foi grelhado com alho e alecrim, fica ao gosto de cada um usar mais ou menos mangericão no final; eu cá por mim adoro quer um quer outro.
A massa não é de trigo, pois cá em casa o meu maridinho não digere bem o trigo e as massas então, é um problema; por isso tentamos usar massas de milho ou centeio, por exemplo; usei "massa de milho com cogumelos" (agricultura biológica), apropriada para quem tem doença celíaca ou intolerâncias ao gluten e/ou ao trigo. Digamos que mesmo que não tenha nenhuma contra indicação, é BOM VARIAR os cereais!

Ingredientes Na Grelha:
- Azeite - 2 colheres de sopa pouco cheias
- Alho - 4 dentes fatiados
- 3 postas de salmão (lombos congelados, 450 g)
- Alecrim - qb
- Sal - só dum lado, pouco...
Inicialmente eu disse "A fotografia tem 3 postas mas 2 bastaram!" CONTUDO afinal acabei por usar as 3 postas! Por isso alterei os ingredientes de 300 g para 450 g de salmão. Desculpem, mas só durante o jantar é que ficou notório este ajuste... (Data desta nota: 18 Maio 2012).

Outros Ingredientes:
- 250-300 g de Massa de Milho biológica crua (com sabor a cogumelos)
Cozer em muita água (salgada com sal grosso iodado) consoante indicação da embalagem (usar pelo menos 2 L de água) - 7 a 8 minutos.
- 4 colheres de sopa de azeite extra virgem
- 500 g de tomatinho cherry - partidos ao meio, ligeiramente salgados com flor de sal
- 200 g cogumelos laminados (estes de lata, normalíssimos, escorridos e partidos; 2 pequenas latas)
- 100 g de pimentos encarnados e verdes picados finamente
- Folhas de mangericão picado

Preparação:
Grelhar os lombos dum lado e de outro. Deixar arrefecer. Usar todo o azeite e alho da grelha (salvo os que tenham queimado, deitar fora...) no prato final.
Cozer a massa -  7 a 8 minutos.
Depois colocar a massa escorrida e arrefecida numa travessa/pyrex. Adicionar 2 colheres de sopa de azeite e misturar bem para a massa não colar. Misturar os legumes: os pimentos, os cogumelos, 2/3 dos tomatinhos (previamente temperados) e o mangericão picado - envolver bem com uma colher grandona. Adicionar o restante azeite (2 c. de sopa) e envolver com parcimónia.

Quando o peixe estiver arrefecido, numa tábua desfiar e/ou cortar em pedacinhos os dois lombos. Misturar na massa e envolver q.b., sem exagerar. Por fim adicionar os restantes tomatinhos no topo, e deixar estar assim até servir (visualmente tem um impacto bonito). Cobrir e guardar no frio. Retirar 1 hora antes de servir para não estar gelado. Pode até aquecer a travessa toda, fica ao seu critério!
Para quem quiser este bónus: servir a massa e adicionar uma colher de sobremesa de crème fraiche por cima, no prato. Alternativamente, também ficará lindamente uns pingos de limão (menos calórico que as natas)!
Serve: 6-8 pessoas :)

Bom apetite com esta massa de milho,
salmão e legumes variados!

Madalena van Zeller Muñoz
Life & Wellness Coach