domingo, 1 de março de 2009

Desafio Açúcar: Fim. Desafio Candy: 1º Dia

Ontem chegou ao fim o Desafio Açúcar.

Apreciação Global/Conclusões:

1. Valeu a pena pelos desafios de ordem:
a) comportamental (mudança de hábitos)
b) emocional ("aguenta-te!" que não vais morrer por isso, e haja criatividade para identificar novas fontes de gratificação, estas talvez não tão imediatas quanto um pouco de chocolate mas... é esse o desafio!)
c) gastronómica (novas maneiras de apreciar a comida/bebida)

2. Cheguei à conclusão que comia mais açúcar do que julgava...

3. Cheguei à conclusão que pode ser pior retirar o açúcar só por causa dum desafio! Não me senti bem em comer tantos alimentos de origem animal, salgados, gordurosos (e/ou), logo gordura saturada que é bastante prejudicial, e logo ao pequeno almoço; queijos moles, duros, frescos ou curados.... fiambre... manteiga.... pasta de amendoim! Sabores também muito fortes a que não me habituei.

4. Foi relativamente fácil, excepto o ponto 3, pelo que retomei as compotas (em menor quantidade, diga-se);

5. Cheguei à conclusão que a fruta sabe ainda melhor comida neste contexto, e é para os gulosos, que se queiram divorciar/manter afastados das "porcarias" doces, indispensável de ser ingerida tooooodos os dias, no mínimo 3 peças, melhor sendo 4 ou 5 talvez.

6. Simplificou-me muito a vida, pois deixei de deliberar sobre certas escolhas que agora já não faziam sentido (ver posts Desafio Açúcar: feedbacks),

7. Não senti "aquela" restrição, visto que fui eu que me propus fazer isto, "sabendo" que conseguiria, e daí nunca ter perdido a minha boa disposição!

8. Retirou-me o pontual desejo forte por coisas doces (i.e., chocolate), mas não o gosto nem a vontade de comer chocolate ou baba de camelo, de vez em quando...

E por causa destas apreciações... decidi fazer uma "continuação":

Desafio Candy!

Durante o mês de Março proponho-me a não comer guloseimas nenhumas!

Candy = Doces ou Guloseimas (chocolates e tudo com chocolate, incl. Nutella, leite, cereais de pequeno almoço e barras cereais...; biscoitos; bolachas; doces/sobremesas/pudins; bolos; amêndoas de Páscoa; caramelos; gomas; pipocas; gemadas; e tudo o mais que contenha açúcar e que seja utilizado fora do seu contexto, e em demasia, e se torne, assim, guloseima!)

Para quê?
1. Para me melhorar. Beneficiarei dum afastamento ainda maior.
2. Para me desafiar. Beneficiarei dum maior auto conhecimento comportamental/emocional.
3. Para a/o inspirar... dar um exemplo que considero positivo; afinal, é por isso que tenho este Blog!

(Se quiser junte-se a este desafio, juntas teremos mais força :), já que este é um mês bem longo! A "Marga" e seguidora aqui do blog, também quer alinhar... Bem vinda Margarida!)

1 Beijinho e wish me luck!
Madalena

10 comentários:

Anónimo disse...

Estou consigo! Venha lá este desafio!:-))

marga disse...

Estou convosco!
Mas já disse que vou comer bolo de aniversário, em menor quantidade que o habitual, mas não consigo cometer essa falta de educação!

marga disse...

Ah! vejam como me ando a comportar em http://margabeat.blogspot.com

marga disse...

barritas são guloseima? eu como umas da Alpen (light) como lanche, às vezes. Naquela de saciar um ratito de fomeca... tens a certeza que são guloseima??

Madalena van Zeller Muñoz disse...

Marga bom dia! As de chocolate sim (foi o que tentei dizer). As mais simples não são guloseima, tipo All Bran. Acho que qualquer coisa "de chocolate" é uma guloseima... Mas façam o desafio à vossa medida, excluam e incluam o que quiserem, e façam-no da duração que acharem bem. Por exemplo eu vou incluir mel nas minhas papas de aveia, e um pouco no chá; no anterior desafio não o faria. Um beijinho :)
Madalena M.

Madalena van Zeller Muñoz disse...

Recebi este email que adorei:

"Boa tarde Drª Madalena

Estive a ver o seu blog pela 1ª vez e achei-lhe imensa piada. Fartei-me de rir porque só quem passa por uma situação destas (digo isto dando um ar dramático a questão) é que a pode compreender muito bem.
Pois resolvi no passado dia 31 Dez 2008 que durante o mês de Janeiro ñ iria entrar um grão de açúcar na minha boca, informei o meu marido para este me ajudar ( escusado será dizer que só me fazia inveja com a colher de mousse a passar a frente do meu nariz, tipo aqui vai avião..) mas a força teve que ser toda minha, como é lógico. Confesso que ñ foi nada fácil e até fiz batota um dia ou dois, mas...melhorei imenso a minha dependência com os doces e percebi melhor do que ninguém cada palavra sua!!!

Emagreci 2 kg (ñ tenho excesso de peso, mas faço isto para me manter bem e acima de tudo para ter um comportamento alimentar mais correcto e claro, para ñ ter tanta celulite!!!)
Em Fevereiro foi mais fácil, como tinha o aniversário do meu filho no dia 12, decidi só nessa data aproveitar as guloseimas e portei-me bocadinho mal.. "m&ms são a minha verdadeira desgraça! Que combinação tão feliz!!!!! Chocolate e amendoim!!!!
E como comi mais um dia ou outro doces nas férias de Carnaval, resolvi no Domingo iniciar novamente temporada sem a "essência" maravilhosa até ao Domingo de Pascoa.

Mas sinto-me muito feliz quando passa mais um dia e consigo ultrapassar esta minha dependência. Acho que se percebe bem os excessos que se cometem quando se faz uma pausa deste género.

Adorei pois as suas palavras são um estimulo para mim.
E agora sei que ñ estou sozinha neste desafio!
M/ cumprimentos,
Isabel"

Fernando Andrade. disse...

Olá Drª

Obrigado por ter passado pelo "cidadão de corrida" e por me ter feito visitar este interessante blogue.
Tomei a liberdade de colocar o assunto num post que está linkado para aqui, proporcionando a reflexão dos leitores.
Peço-lhe que não leve a mal o tom que utilizei, pois tenho consciência que o assunto é sério e que só há vantagens em seguir os seus conselhos.
FA

Madalena van Zeller Muñoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Madalena van Zeller Muñoz disse...

Olá Fernando: aqui está o link do seu post, no seu blog:

http://cidadaodecorrida.blogspot.com/2009/03/acucar-esse-doce-vilao.html

Interessante.
Obrigada!

Tânia disse...

Adorei o desafio e pretendo fazê-lo mas só a partir de dia 9 de Março visto que terei 2 aniversários antes. Haverá algum problema em falar no seu desafio no meu blogue pr a semana?

Parabéns pelos dois blogues. São excelentes!

PS: adoçante tb está incluido nos produtos "proibidos"?

Bjs