terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Desafio Açúcar - feedback4: "I AM NEW TO HAM!"

... disse eu ao gringo que estava atrás de mim, desesperado para ser atendido. A senhora da charcutaria disposera-se a dar-me a provar todos os tipos de fiambre... A experiência de provar fiambres - cada um mais salgado que o outro - assegurou-me de que nada tenho perdido e que continuarei com o meu estatuto de "iniciada ao fiambre" mais uns anos...

Algo cheirou muito forte/garlicky (of all smells!!) no meu frigorífico nos dias seguintes. Era um dos fiambres!!! Até tive de lavar a gaveta onde o guardara...
Qual deles? O que era composto por 76% carne de peito de peru!
25% aprox. daquele alimento era composto por:
água, sal (quando escassear o das salinas, vão ao fiambre!!), vinho do Porto, gelificante, emulsionante, especiarias (ah-HAA! alho em pó, na certa!), conservantes e intensificador de sabor (E 621) (intensificador de SABOR! Mais ainda?!? Mas para quê tanto sabor?!?)

E 621 é o que se encontra em restaurantes chineses: glutamato monossódico, (MSG em inglês), ou seja, a razão também disto ter cheiro e sabor a salgado intensíssimo! Cuidado hipertensos: eis uma fonte de sódio disfarçada.
Há quem seja sensível a este aditivo alimentar ficando com dores de cabeça, congestão facial, sensação de queimaduras; é desaconselhado aos bebés e crianças e deve ser consumido com prudência por pessoas alérgicas. (Fonte: "Veneno no seu prato?" Proteste)

---------

Feedback:
Passados 24 dias no Desafio Açúcar, sinto-me cada vez mais sem tanta vontade de continuar... com uma excepção*.
1. Sódio e gordura: Cansei de comer a versão salgada e gordurosa do pão/tostas/torradas: azeite, manteiga, queijos, pasta/manteiga de amendoim, fiambre....

2. Olá doce: Introduzi a compota (em menor quantidade que antes) e hoje foi um dia feliz ao pequeno almoço: torradas com umas raspas de manteiga magra e doce de laranja amarga :)

3. "Simplicidade": Continuo sem grandes apetites por coisas doces; isso dá-me "simplicidade" à vida. No cinema, é comprar o bilhete e sentar (as pipocas estão fora de deliberação).

4. Chocolate: Aconselho a fazerem estes desafios sem terem lá em casa um stash, tal como contei no 1º post do Desafio, pois já tive de dispender energia para me conter... Não se facilitem as tentações, porque (eventualmente) perderemos: se fizesse o Desafio Açúcar por mais tempo, perderia este (o do chocolate).

5. *Favorável excepção: está a valer a pena pelo chocolate, bolos, bolachas, biscoitos, pipocas, e afins, que ao fim e ao cabo comia mais do que eu julgava e descrevi no 1º post do Desafio. O não comer desta doce família é um interessante desafio psicológico. Menos uma fonte de prazer: como gerir?

6. Está a valer a pena pelo maior auto conhecimento emocional e gustativo: é bom percebermos o que realmente combina melhor connosco, é boa a sensação de moderação (nem 8 nem 80), é boa a descoberta de novos prazeres quando nos "tiram" o rei chocolate :).

Experimente para ver o que muda em si, e conte-me!

Madalena

4 comentários:

marga disse...

cara madalena, de facto já me tinha apercebido que o fiambre não é boa onda para os hipertensos! Tb já cortei há muito com esse alimento, mesmo com o de perú (que era o meu preferido). Quanto ao desafio do açucar, coragem... tá quase!
Tb vou fazer um dia destes um desses desafios...mas sem chocolate? Isso é difícil...
prefiro o desafio sem gorduras, que faço (ou tento fazer) todos os dias!

Unknown disse...

Madalena, ao ler o seu "desafio" surgiu-me uma dúvida: os iorgurtes magros de aroma também são "desaconselhados"? Já agora outra pergunta,tendo em conta que o fiambre de peru tamém é desaconselhável, na sua opinião que seguere pôr no pão para um pequeno almoço ou um lanche?

Obrigada,

Ana

Madalena van Zeller Muñoz disse...

à Marga: Coragem para si!
à ANA: no âmbito do Desafio Açúcar, o que tiver açúcar adicionado é desanconselhado... incluindo esses iogurtes. Mas isso é o que EU estou a fazer; Não estou com isto a desaconselhar nada a ninguém em particular. O que sim, e desaconselhável é comer-se muito sal especialmente se se é hipertenso!! E quanto a essa questão sobre o que pôr no pão é muito pertinente: O que colocar no pão que não tenha muito sal? E açúcar? E gordura? Não é fácil... Queijos? Os meio gordos e de baixo teor de sal são melhores; Queijo fresco? Se for mesmo fresco e meio gordo, e sem sal adicionado (do saleiro). Fiambre? Com pouco sal é preferível: Compota? Sim... pouca. Manteiga? Magra e pouca. Pasta de amendoím? Só se for das lojas de produtos naturais (sem hidrogenados nem açúcar adicionada), e pouca. Há que ser forreta nestes forra-pão :).

2 beijinhos,

Madalena M.

Madalena van Zeller Muñoz disse...

Comentário que me enviaram por email:

"Olá amiga.
Antes de mais, felicito-a pelo desafio sem açúcar! é preciso realmente muita coragem e força de vontade para conseguir superar esta prova durante tantos dias seguidos.....
Em segundo lugar, devo dizer que experimentei o desafio que lançou no seu blog mas só por 5 dias, o que para mim é bastante.....

Apreciação geral:

1º dia:

Refeições equilibradas com ingestão de maiores quantidades de fruta nos intervalos das refeições (maçãs, uvas, bananas, laranjas,..). Sopas reforçadas (feijão, ervilhas, grão) ao jantar.
Grau de satisfação numa escala de 0a 5: 4,5.


2º dia:

O entusiasmo do dia anterior continua porque afinal fui bem sucedida no 1º dia e sem sacrifícios!
Aumento da ingestão de produtos lácteos com cereais integrais com um pouco de mel.
Confecção e ingestão de refeições + variadas e coloridas para manter o alto astral.......há que puxar pela imaginação na cozinha......
Grau de satisfação : 4,5 (yes!)


3º dia:

Continuo a comer as principais refeições de forma equilibrada (carnes brancas, mais peixe, mais legumes, mais massas e arroz).
Começo a sentir necessidade de comer as minhas habituais bolachas ao lanche. Não resisto e como 3 em vez das habituas 5 ou 6. Reforço com iogurte líquido e fruta e os primeiros sinais de fome de doces vão passando.......
Provavelmente se não tivesse comido aquelas bolachas com o iogurte e a fruta (que me souberam muito bem!) teria chegado a casa à noite com muito + fome e comido 1 pacote quase inteiro de bolachas.
Por isso, há que ir devagar e não sermos muito exigentes connosco próprios......
Grau de satisfação: 4


4º dia:

Véspera do grande dia porque esperei. Fico mais ansiosa para que chegue ao fim mas mesmo assim mantenho o entusiasmo inicial por as coisas terem corrido bem. Começo a pensar: será que vou conseguir? será que amanhã que é o último dia vou desatar a comer todos os doces e mais algum? Páro um pouco para pensar e decido ir dar uma volta a pé com a Daizy [cadela]. Fico mais tranquila e sem vontade de comer doces. A minha última refeição do dia é composta por massa tricolor, tofu e esparregado. Muito bom.....fico sem fome...e assim venço mais um dia do desafio sem açúcar.
Grau de satisfação: 4


5º dia:

Último dia deste desafio.
Mantenho as refeições saudáveis e variadas ao longo do dia.
Ao final do dia, e por ser 6ª feira, ocorre-me "celebrar" esta pequena vitória com tudo aquilo a que tenho direito (chocolates e todo o tipo de doces). Mas paro para pensar que isto é um desafio a que me propus e tenho que o levar até ao fim sem grandes sacrifícios. Afinal de contas, não me custou assim tanto comparando com as dezenas de vezes em que impus a mim própria fortes restrições ao consumo de açúcar. Claro que quando se trata de uma imposição, custa tudo muito mais e pior do que isso andamos sempre muito irritados e nervosos. Comemos para esconder as nossas emoções e nunca tiramos verdadeiro prazer da comida.

Por isso, foi uma experiência mt interessante porque parti desde o início com uma atitude muito mais positiva.
Acho que poderei vir a repetir este desafio mais tarde ou mais cedo. Quanto mais não seja para treinar e desenvolver uma atitude mais positiva em relação aos doces. Para começar a mentalizar-me que somos nós que temos a capacidade para controlar aquilo que ingerimos e não o contrário.


MISSION ACCOMPLISHED!!

Bjs e até ao próximo desafio sem açúcar....."

Excelente partilha! Obrigada! E parabéns pelas viagens interiores!
1 beijinho
Madalena