terça-feira, 24 de abril de 2012

BEM VINDOS AO MEU NOVO BLOG: "RECEITINHAS"


BEM VINDOS AO MEU NOVO BLOG: "RECEITINHAS"
(receitinhasmm - tem o "mm" de madalena muñoz)

Este era um blog "pessoal", iniciou em 2008 com temáticas mais abrangentes, nomeadamente exercício físico, humor e música, e também receitas, e sob outro nome e endereço; teve imensa actividade mas depois com o advento do facebook, interrompi-o, reatando-o agora com outro objectivo; por isso, mantive os posts antigos relacionados com comida saudável.

Sem ter a pretensão de ser uma grande cozinheira ou Chef, chamo às minhas receitas de "receitinhas", pois elas são muito simples e fáceis de elaborar - ideal até para quem quer iniciar-se na culinária!
Como disse a célebre cozinheira Julia Child, na cozinha há que ter uma abordagem "what the heck" ("não há-de ser nada!") - e fazermo-nos aos tachos sem medo!
OK, sem medo - aqui vou eu!

É que deparo-me regularmente com a necessidade que as pessoas têm de ideias de pratos simples e saudáveis, principalmente para o jantar! Ah, e rápidos!! Então receitas saudáveis elaboradas por profissionais do ramo das ciências alimentares e com vastos conhecimentos em nutrição ainda mais falta!

Sendo que a tradicional dieta mediterrânica é reconhecida mundialmente como uma das mais saudáveis, e sendo que Portugal tem essa tradição, ora nem mais, este blog baseia-se nesses princípios precisamente.
E sendo que eu adoro comida vegetariana, e também se sabe que comer mais à base de plantas e menos à base animais/e carnes vermelhas (em particular) é melhor para a saúde, irei apostar em muitas receitas à base de vegetais - leguminosas, legumes/hortícolas em geral, e cereais.
Mas sempre com deliciosas propostas, atenção!
Sendo assim, decidi pôr mãos à obra. Sem medo :)!


VOU INICIAR A ELABORAÇÃO DE COMIDA SAUDÁVEL COM RECEITAS SIMPLES!

  • Irei postar fotografias do que irei cozinhar.
  • Irei incluir os ingredientes (de origem biológica) e confecção.
  • Irei dar informação sobre as propriedades dos alimentos.
  • Irei partilhar as receitas saudáveis de outras pessoas também - profissionais ou vocês, os leitores; receitas saudáveis com fotografia, são, portanto bem vindas!

BOM APETITE!

Madalena van Zeller Muñoz
Life & Wellness Coach


p.s. Na imagem da panela está um prato que fiz antes de iniciar este (novo) blog...
Cebola, alho, azeite (para refogado), cubinhos de tomate, pimento encarnado, pimento verde, cubos de abóbora, coentros com rama, e finalmente cebolinho. Acrescentar louro, pouco sal iodado.
Acrescentar o arroz (carolino) e o peixe (lombinhos de salmão) e cozinhar até o arroz estar feito.
Iguais partes de legumes versus a soma do arroz e peixe.



Propriedades dos alimentos: riqueza em potássio, beta caroteno, hidratos de carbono de absorção lenta, proteínas de elevado valor biológico, e ácidos gordos Omega 3 de cadeia longa.

1 comentário:

Fernanda Costa disse...

Obrigado pela partilha, pois assim as dicas são sempre saudáveis. Boa continuação de sucessos.
Beijinho