terça-feira, 1 de maio de 2012

Bolonhesa de Tofu com esparguete

Um prato para amantes de comida saborosa, quentinha e de textura mole. Nem sempre queremos trincar muito, não acham?
O passo menos simples é o de migar o tofu, de resto é fácil e bem rápido.

Ingredientes:
2 colheres de sopa pouco cheias de azeite
1 cebola - picada
4 dentes de alho - cortado como quiser mas eu corto pouco fino
250 g de tofu biológico - migado
polpa de tomate - meio pacotinho (100 g)
louro
gengibre picado (o equivalente a 1 dente de alho)
1 colher de chá de sal
Tomate cru (1)/congelado aos cubinhos (1 chávena chá)
coentros - q.b. - para temperar a cru no final



Confecção:
Numa frigideira colocar o azeite, e quando estiver quente colocar a cebola e 3 dos alhos, deixar alourar uns 3-4 minutos.
Paralelamente esmigalhe o tofu. Eu usei uma espátula tal como vê na imagem. Primeiro cortei o tofu aos cubinhos para ser mais fácil.
Adicione o tofu e envolva bem com a cebola e alho. Cozinhe isto tudo uns 5 minutos em lume alto.

Depois adicione a polpa de tomate e misture bem, e adicione o louro, o gengibre e o sal (na molhenga espalha melhor). Logo se seguida adicione o tomate aos cubos e misture bem. Nesta altura convém ter o lume bem alto, caso use tomate aos cubos congelado como eu fiz.
Depois de levantar fervura, baixe o lume para brando, deixe cozinhar tudo isto 8-10 minutos tapado, mexendo de vez em quando.
A meio caminho adicione o ultimo alho picado, e mexa bem; ao sentir a textura da "bolonhesa", adicione mais polpa de tomate se gostar dela mais ensopada. Eu adicionei uns 50 ml de água a ferver para ajudar a envolver/cozer.
Paralelamente coza a massa (8 minutos). Não tinha integral, fiz normal (biológica).
Sirva tudo quentinho e polvilhe com coentros picados, a gosto.
Tudo isto são meras sugestões, pois pode polvilhar com mangericão, salsa, queijo ralado, ou pinhões... the sky is the limit!

BOM APETITE!
Madalena Muñoz


Comentários:
Faz 2 generosas doses, ou 3 doses médias.
Esta bolonhesa é relativamente baixa em calorias (valores nutricionais em breve).
Um prato totalmente isento de produtos de origem animal, adequado para vegans/vegetarianos, ou quem simplesmente queira variar da carne e do peixe, das aves e dos ovos!
Caso tenha ácido úrico ou colesterol elevado, este é um bom prato para si.
O nosso amigo molho de tomate é fabulosamente rico em carotenos antioxidantes, e o alho, use e abuse dele cozinhado ou cru, um potente protector de certos tipos de cancro, nomeadamente o do estômago.

Dado ser um prato molinho é indicado para todos aqueles que estejam com problemas de dentição e que lhes custe mastigar a carne; muito importante aspecto porque o tofu é uma excelente fonte de proteína e a população mais velha precisa muito de a comer mas nem sempre a come em suficiente quantidade.
Adequado também para crianças a partir dos 7 meses de idade, caso não haja contra indicações pelo pediatra quanto à introdução da soja para mais tarde.


coentros ao lado para poder ver bem a bolonhesa terminada;
como vê não é preciso encher uma pratada de massa, mas pode SIM comê-la com prazer e sem excessivo medo de engordar :)

4 comentários:

Anónimo disse...

onde compra o tofu? :)

Madalena Muñoz disse...

Compro por exemplo na Miosótis em Lisboa. Mas há imensos outros locais. O melhor que já tive não comprei, deram-me, acho que era da BioCoop. Era embalado como o leite ou a polpa de tomate, com tetrapack (opaco). Era duma marca estrangeira, super macio, silken tofu.
Também gosto que seja de origem biológica e de soja sem OGM.
O que cá se vende é super duro, não acho tanta piada, e por isso gosto de os esmagar ou cortar em cubinhos.
Bom apetite!

Maggie =D disse...

vou experimentar ou melhor acabei de experimentar!
DIVINO! Ficou "levezinho" e muito muito muito saboroso! E consegui pôr os meus pais a comer tofu (que foi o mais engraçado).
Como hoje fizemos uma "fuga" à sopa fiz para entrada uns cogumelos à bulhão pato que também ficaram muito bons :D
Obrigada por esta receita(e pelas outras todas)

Madalena Muñoz disse...

Maggie: muito bom e mt engraçado! :)
Bom apetite e se quiser no facebook aliado a esta página pode partilhar as suas receitas saudáveis :)
MM