quinta-feira, 3 de maio de 2012

Ratatouille - uma versão de mil...

Legumes, legumes e mais legumes... adoro este prato, e podemos sempre compô-lo com diferentes legumes. Um clássico, "uma salada quente" - como eu gosto de pensar.
Hoje o meu ratatouille foi assim:

Ingredientes:
2 c. sopa de azeite
1 cebola em gomos/cubos
4 dentes de alho cortados grossamente
130 g cogumelos brancos fatiados (7-8 cogumelos grandes)
400 g tomate em pedaços com mangericão e oregãos (Guloso, 1 lata)
100 g brócolos cortados em pequenas partes
200 g beringela aos cubos (60% duma inteira)
200 g curgete aos cubos (60% duma inteira)
Salsa picada - a gosto
Sal - 1 c. chá cheia

Confecção:
Azeite, cebola, alho, alourar 3 minutos numa frigideira grande; adicionar os brócolos e os cogumelos, saltear bem, uns 3 minutos; adicionar a beringela e salgar e polvilhar com caril em pó (para quem gostar, eu adoro um pouco de caril levemente); saltear 2 minutos.
Adicionar o tomate, envolver bem e manter o lume alto até levantar fervura, e deixar cozer tudo bem uns 5 minutos; adicionar só para o final a curgete, misturar bem, e deixar cozer mais 3 minutos, tapado. Provar e se os legumes ainda estiverem muito rijos (eu provo a beringela) deixar cozinhar mais tempo. Por fim adicionar a salsa, a gosto.

Doses: imensas! Pelo menos 6!

Comentários:
Tente sempre adicionar os ingredientes na ordem que mais precisam de cozinhar, deixando os que cozinham mais rapidamente para o final.
Este é um prato mega saudável, rico em ácido fólico, licopeno, potássio, e muitos outros elementos protectores e promotores duma excelente saúde.

Pode usar o ratatouille para acompanhar o que mais gostar, seja peixe estufado, seja frango assado, seja para misturar com grão... dá para muitas versões.
Eu daqui fui mais longe... fica para a receita seguinte :)!

Bom Apetite!
Madalena Muñoz

Sem comentários: