sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Abóboras no Halloween

Em honra do Halloween (dias das bruxas), conto-lhe uma pequena história sobre abóboras e o Halloween, seguido dum elogio nutricional à abóbora.

Quando fui morar para Toronto (vinda de Los Angeles), a nossa casa foi assaltada (how ironic), pelo que comprámos um cão (um rottweiler, que acabaria por ser o ser vivo mais amoroso que jamais conheci). Aos 4 mesinhos de vida deu-se o seu 1º Halloween; para quem não sabe é tradição na América do Norte recortar gigantes abóboras com "boca, nariz e olhos", e por dentro iluminá-las com velas... Nessa noite durante o jantar (e antes de tratarmos da saúde da abóbora) ouvimos um barulho "tipo serrote", constantemente a serrar e a parar, a serrar, a parar... Não ligámos muito. Findo o jantar fomos procurar o "pequeno" cachorro, pela enorme casa, e eis que Sir Jake estava refastelado no chão, de lado, a "serrar" a gigante abóbora (totalmente hipnótisado, como um bébé a xuxar...) e inacreditavelmente, metade já tinha desaparecido!! (Fartámo-nos de rir!)
Ele hoje tem 10 anos e fez o mesmo a uma aboborinha pequenina!! Roubou-a sem eu ver, e foi isto que sobrou :-)!
A Abóbora:
É um vegetal muito saudável, especialmente rico em beta caroteno, como é típico dos vegetais e frutas de cor de laranja, um poderoso antioxidante que se desaconselha por via da suplementação para fumadores, mas se aconselha através dos alimentos. É relativamente baixo em calorias (20 por cada 100 g de abóbora cozida), e muito versátil gastronomicamente, logo uma escolha acertada para quem queira controlar o seu peso.Não tem gordura nenhuma, como a maioria dos vegetais, nem colesterol, pois nenhum alimento do reino vegetal tem, e quase não tem sódio. É fonte de várias outras vitaminas e minerais, tais como vitamina E, C e do complexo B, potássio e ferro, e é naturalmente uma fonte de fibras.
Bom apetite :-)
Madalena