domingo, 1 de março de 2009

Desafio Açúcar: Fim. Desafio Candy: 1º Dia

Ontem chegou ao fim o Desafio Açúcar.

Apreciação Global/Conclusões:

1. Valeu a pena pelos desafios de ordem:
a) comportamental (mudança de hábitos)
b) emocional ("aguenta-te!" que não vais morrer por isso, e haja criatividade para identificar novas fontes de gratificação, estas talvez não tão imediatas quanto um pouco de chocolate mas... é esse o desafio!)
c) gastronómica (novas maneiras de apreciar a comida/bebida)

2. Cheguei à conclusão que comia mais açúcar do que julgava...

3. Cheguei à conclusão que pode ser pior retirar o açúcar só por causa dum desafio! Não me senti bem em comer tantos alimentos de origem animal, salgados, gordurosos (e/ou), logo gordura saturada que é bastante prejudicial, e logo ao pequeno almoço; queijos moles, duros, frescos ou curados.... fiambre... manteiga.... pasta de amendoim! Sabores também muito fortes a que não me habituei.

4. Foi relativamente fácil, excepto o ponto 3, pelo que retomei as compotas (em menor quantidade, diga-se);

5. Cheguei à conclusão que a fruta sabe ainda melhor comida neste contexto, e é para os gulosos, que se queiram divorciar/manter afastados das "porcarias" doces, indispensável de ser ingerida tooooodos os dias, no mínimo 3 peças, melhor sendo 4 ou 5 talvez.

6. Simplificou-me muito a vida, pois deixei de deliberar sobre certas escolhas que agora já não faziam sentido (ver posts Desafio Açúcar: feedbacks),

7. Não senti "aquela" restrição, visto que fui eu que me propus fazer isto, "sabendo" que conseguiria, e daí nunca ter perdido a minha boa disposição!

8. Retirou-me o pontual desejo forte por coisas doces (i.e., chocolate), mas não o gosto nem a vontade de comer chocolate ou baba de camelo, de vez em quando...

E por causa destas apreciações... decidi fazer uma "continuação":

Desafio Candy!

Durante o mês de Março proponho-me a não comer guloseimas nenhumas!

Candy = Doces ou Guloseimas (chocolates e tudo com chocolate, incl. Nutella, leite, cereais de pequeno almoço e barras cereais...; biscoitos; bolachas; doces/sobremesas/pudins; bolos; amêndoas de Páscoa; caramelos; gomas; pipocas; gemadas; e tudo o mais que contenha açúcar e que seja utilizado fora do seu contexto, e em demasia, e se torne, assim, guloseima!)

Para quê?
1. Para me melhorar. Beneficiarei dum afastamento ainda maior.
2. Para me desafiar. Beneficiarei dum maior auto conhecimento comportamental/emocional.
3. Para a/o inspirar... dar um exemplo que considero positivo; afinal, é por isso que tenho este Blog!

(Se quiser junte-se a este desafio, juntas teremos mais força :), já que este é um mês bem longo! A "Marga" e seguidora aqui do blog, também quer alinhar... Bem vinda Margarida!)

1 Beijinho e wish me luck!
Madalena