terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Desafio Açúcar - feedback4: "I AM NEW TO HAM!"

... disse eu ao gringo que estava atrás de mim, desesperado para ser atendido. A senhora da charcutaria disposera-se a dar-me a provar todos os tipos de fiambre... A experiência de provar fiambres - cada um mais salgado que o outro - assegurou-me de que nada tenho perdido e que continuarei com o meu estatuto de "iniciada ao fiambre" mais uns anos...

Algo cheirou muito forte/garlicky (of all smells!!) no meu frigorífico nos dias seguintes. Era um dos fiambres!!! Até tive de lavar a gaveta onde o guardara...
Qual deles? O que era composto por 76% carne de peito de peru!
25% aprox. daquele alimento era composto por:
água, sal (quando escassear o das salinas, vão ao fiambre!!), vinho do Porto, gelificante, emulsionante, especiarias (ah-HAA! alho em pó, na certa!), conservantes e intensificador de sabor (E 621) (intensificador de SABOR! Mais ainda?!? Mas para quê tanto sabor?!?)

E 621 é o que se encontra em restaurantes chineses: glutamato monossódico, (MSG em inglês), ou seja, a razão também disto ter cheiro e sabor a salgado intensíssimo! Cuidado hipertensos: eis uma fonte de sódio disfarçada.
Há quem seja sensível a este aditivo alimentar ficando com dores de cabeça, congestão facial, sensação de queimaduras; é desaconselhado aos bebés e crianças e deve ser consumido com prudência por pessoas alérgicas. (Fonte: "Veneno no seu prato?" Proteste)

---------

Feedback:
Passados 24 dias no Desafio Açúcar, sinto-me cada vez mais sem tanta vontade de continuar... com uma excepção*.
1. Sódio e gordura: Cansei de comer a versão salgada e gordurosa do pão/tostas/torradas: azeite, manteiga, queijos, pasta/manteiga de amendoim, fiambre....

2. Olá doce: Introduzi a compota (em menor quantidade que antes) e hoje foi um dia feliz ao pequeno almoço: torradas com umas raspas de manteiga magra e doce de laranja amarga :)

3. "Simplicidade": Continuo sem grandes apetites por coisas doces; isso dá-me "simplicidade" à vida. No cinema, é comprar o bilhete e sentar (as pipocas estão fora de deliberação).

4. Chocolate: Aconselho a fazerem estes desafios sem terem lá em casa um stash, tal como contei no 1º post do Desafio, pois já tive de dispender energia para me conter... Não se facilitem as tentações, porque (eventualmente) perderemos: se fizesse o Desafio Açúcar por mais tempo, perderia este (o do chocolate).

5. *Favorável excepção: está a valer a pena pelo chocolate, bolos, bolachas, biscoitos, pipocas, e afins, que ao fim e ao cabo comia mais do que eu julgava e descrevi no 1º post do Desafio. O não comer desta doce família é um interessante desafio psicológico. Menos uma fonte de prazer: como gerir?

6. Está a valer a pena pelo maior auto conhecimento emocional e gustativo: é bom percebermos o que realmente combina melhor connosco, é boa a sensação de moderação (nem 8 nem 80), é boa a descoberta de novos prazeres quando nos "tiram" o rei chocolate :).

Experimente para ver o que muda em si, e conte-me!

Madalena